Daniela Depolli

Dislexia saiba Identificar e Agir

25/08/2014 21:15


A definição correta para Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.
Bom, agora que já sabemos qual a definição para Dislexia, vamos aprender como observar os sinais encontrados em Disléxicos, lembrando que nenhum deles são suficientes para fechar um diagnóstico, já que este por sua vez deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, como veremos mais adiante.
*Fraco desenvolvimento da atenção
*Atraso no desenvolvimento visual
*Dificuldade com memória imediata e organização geral
*Falta de coordenação motora
*Atraso no desenvolvimento da fala e da escrita
*Confusão entre direita e esquerda
*Desatenção e dispersão
*Falta de interesse em livros impressos
*Dificuldade em matemática
Perante sinais que podem identificar uma pessoa com Dislexia, o próximo passo é saber como agir e os cuidados a serem providenciados.
*Procurar o auxilio de uma equipe multidisciplinar. (Equipe geralmente composta por: Psicólogo, Fonoaudiólogo e psicopedagogo, se necessário, outros profissionais serão indicados).
*Manter uma estrutura e organização familiar.
*Franqueza e honestidade sobre o problema
*Auxiliar e promover a autoestima
*Ajuda durante as tarefas e não realizá-las
*Oferecer responsabilidades e incentivar o sucesso.
Depois de realizar todos os cuidados e ter em mãos o diagnóstico realizado pelos profissionais, devemos aprender com a situação e levar uma vida normal, pois afinal, dislexia não é doença e sim um distúrbio de aprendizagem.

Pesquisar no site

Contato

Daniela Fany Nogueira Depolli Rua Amador Boeno da Veiga 1230 sala 530
(11) 99135-7056
(11) 2852-9879

Emito recibo para reembolso de Consultas Psicológicas através do seu plano de saúde. 

Aqueles que possuem plano de saúde, a Agência Nacional de Saúde - órgão do governo que regulamenta os planos de saúde - divulgou uma lista com novos procedimentos básicos que os convênios terão que cobrir a partir do mês de junho.